Saiba como fazer o adestramento de cães em casa e treine o seu pet

Além de um companheiro inseparável, ter um cão representa um aumento de responsabilidades. Assim como dar água, alimentos e levar ao veterinário, os tutores dos cachorros tem o compromisso de educar o seu animal. Muito mais do que tornar o seu pet obediente, o adestramento estimula o raciocínio, gera entretenimento e cria vínculos entre vocês. Não é preciso ser profissional para conseguir ensinar seu cão a se comportar, alguns exercícios simples já ajudam. Para te ajudar nessas tarefas, listamos algumas atividades básicas para adestramento de cães, confira.

 

Fazer as necessidades no lugar certo

Um dos fatores que mais preocupam os responsáveis, é o local onde o cão irá fazer as suas fezes, ninguém quer o quintal parecendo um campo minado.

Primeiro defina o local onde ele deve fazer as necessidades e explique a ele. Quando ele fizer certo, elogie e dê um agrado. Se ele fizer errado na sua frente, leve até o lugar certo e explique novamente. Caso ele faça no lugar errado e você só encontrar depois, não faça nada, apenas limpe o local.

 

Repetição é a chave do sucesso

Para qualquer truque ou comando que ensinar, repetição é fundamental. Só assim o seu pet compreenderá o que fazer. Após várias repetições, teste o comando sem oferecer o petisco por três vezes para assegurar que ele entendeu o que deve fazer.

 

Você é o líder

É importante deixar claro durante o adestramento de cães, quem é que manda. Não demonstre medo ou fraqueza em nenhum momento, seja firme e nunca permita que ele interrompa os exercícios sem finalizá-los. Ele deve obedecer a hierarquia e aos seus desejos para ser recompensado.

 

Parar de pular nas visitas

Os cães adoram atenção, principalmente quando é alguém diferente. Para chamar atenção, eles costumam pular nas visitas, que nesse momento costumam fazer carinho, assim ele continua fazendo isto. Para interromper este péssimo costume, ignore-o, vire de costas e não tenha nenhum contato até ele se acalmar. Quando ele estiver calmo, faça um carinho. Com o tempo, ele vai perceber que precisa se manter calmo para receber atenção.

 

Não se comporta durante os passeios

Alguns cães costumam puxar as coleiras quando saem para passear, isso acontece, normalmente, por dois motivos: ansiedade ou por desejar ser o líder. Se for ansiedade, você precisa cansá-lo antes de sair, brinque com ele em casa e só saia quando ele tiver mais calmo. Se isso não resolver, toda vez que ele puxar a guia, pare o passeio. Só volte a andar quando ele ficar calmo ao seu lado.

 

Não morder objetos

Os filhotes têm uma tendência natural em morder tudo o que encontram, principalmente quando os dentes estão nascendo.  Compre brinquedos e ossos para ele. Caso persista, seu pet quer chamar a atenção, espere ele soltar o objeto, recolha e o ignore. Assim, ele perceberá que desta maneira não atingirá seu objetivo.